Covilhã - Guarda

O extremo norte da linha da Beira Baixa foi também considerado o troço em pior estado até 2009, quando encerrou temporariamente. Com 46,5 km limitados ao serviço regional devido à sua velocidade máxima permitida de 60 km/h e 20 km/h em bastantes pontes, este troço não deve ser subestimado pelas suas condições inferiores. Atravessando uma encosta paralela às montanhas pertencentes à Serra da Estrela, este troço proporciona uma paisagem de vale beirão extraordinária em grande parte da sua extensão quer na época de neve quer no restante ano.

A linha atravessa ainda o Rio Zézere, possui um túnel e segue em paralela à A23 na maior parte do troço. A 9 de Março de 2009, a linha encerrou entre a Covilhã e a Guarda para profundas obras de modernização. A linha entre Caria e um pouco depois de Belmonte-Manteigas (onde havia carris datados de 1891 ao serviço!) foi completamente renovada durante o ano de 2009. Está prevista a renovação integral da via entre a Covilhã e Guarda com recuperação ou construção de pontes, remodelação dos apeadeiros e electrificação. Todavia, desde Abril de 2011, não existe nenhuma intervenção a decorrer, e este troço está completamente abandonado...

  Início das obras de reforço do túnel do Barracão - Abril de 2010

Algumas fotos do inicio da intervenção no túnel do Barracão. Com a duração de um ano, com esta intervenção a Refer pretende reforçar a toda a estrutura do túnel bem como afunda-lo de modo a que tenha altura suficiente para a colocação de catenária.

1
2
3
4

  Intervenção da Somafel - Junho de 2009

Três meses depois do encerramento do troço, o Linha da Beira Baixa foi a Caria onde se localiza o PK 178+400 para apurar o estado das obras a cargo da Somafel.

1
2
3
4
5
6

  Allan a "passear" pela linha - 8 / Mar / 2009

Um último olhar à passagem das automotoras Allan no troço Covilhã - Guarda.

1
2
3
4
5

  A linha vista da encosta oposta - 3 / Out / 2008

A vista que pode apreciar da linha, a partir da A23 entre Maçainhas e o túnel do Barracão.
Nota: Pode haver uma ligeira desfocagem em algumas fotografias, devido às mesmas terem sido tiradas a uma velocidade média de 100 km/h

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11

  Galeria de Fotografias - Covilhã - Guarda - Julho de 2008

A linha, vista da frente da automotora Allan.

1
2
3
4
5
6

  Galeria de Fotografias - Guarda - Covilhã - Julho de 2008

A linha, vista da frente da automotora Allan.

1
2
3
4
5
6

  Galeria de Fotografias por Vitor Gomes - 30 / Jun / 2007

As fotografias desta galeria são da autoria de Vitor Gomes, a quem agradeço por as ter disponibilizado!

1
2
3

  Guarda - Covilhã: A bordo da automotora Allan

Um video de partes do trajecto visto da frente da automotora Allan em 2008.
As minhas desculpas pelos abanões. Dado o estado da via e do meu tripé foi impossível melhor...


  Reportagem Audio: Covilhã - Guarda

Convido todos os visitantes a ouvir esta brilhante reportagem de Joaquim Martins, emitida pela Rádio Altitude uma semana depois do encerramento do troço Covilhã - Guarda:



Quero deixar os meus agradecimentos ao próprio Joaquim Martins por ter enviado esta reportagem e pelo seu grande trabalho, quer nesta reportagem quer noutras, que podem ser ouvidas aqui .