Comboios

Onde há linha, normalmente circulam comboios.

A linha da Beira Baixa segue esse princípio, sendo que nela circulam comboios de passageiros e de mercadorias. Nesta página irá encontrar uma vasta galeria fotográfica e videos dos vários tipos de comboio que circulam ou circularam pelos carris desta linha.

Se pretende ver o horário dos comboios Regionais e Intercidades consulte os horários no site da CP:

   Horários Intercidades e Regional

Intercidades

Diariamente existem 3 serviços Intercidades na linha da Beira Baixa, em cada sentido.
Desde 1 de Novembro de 2011 o serviço é assegurado por 3 automotoras UTE da série 2240, nomeadamente a 2295, 2296 e 2297. Estas automotoras receberam bancos novos de primeira e segunda classe em uma e duas carruagens, respectivamente. Cada automotora dispõe de 2 WC's, um em cada extremidade e uma máquina de venda de bebidas e snacks na carruagem do meio.

Entre 31 de Julho de 2011 e 31 de Outubro de 2011, o Intercidades era composto por 2 carruagens de 2ª classe e uma carruagem Bar / 1ª classe, sendo que esta é a última da composição no sentido Lisboa (Santa Apolónia) - Covilhã e a primeira no sentido contrário. A cargo deste comboio estava uma locomotiva eléctrica CP 5600 da Siemens. Actualmente este tipo de composição só efectua Intercidades na Linha da Beira Baixa quando há necessidade de reforço do serviço ou por indisponibilidade de uma das três automotoras UTE.

Entre Julho de 2005 e 30 de Julho de 2011, este serviço foi rebocado por uma locomotiva eléctrica apenas entre Lisboa e Castelo Branco e vice-versa, e fazia uma paragem prolongada em Castelo Branco para uma troca de locomotivas devido ao troço Castelo Branco - Covilhã não ser electrificado. Nesse troço, o Intercidades foi puxado por uma locomotiva a diesel CP 1930 da Alsthom.
O Intercidades efectua paragens em Lisboa (Oriente), Vila Franca de Xira, Santarém, Entroncamento, Abrantes, Ródão, Castelo Branco e Fundão.

  Intercidades efectuados por automotoras UTE

Um agradecimento ao Fábio Pires pela foto da 2295 na ponte de Ródão!

1
2
3
4
5
6
7

  Intercidades efectuados por comboios com locomotiva + carruagens

Os meus agradecimentos a Vitor Gomes por algumas das fotografias desta galeria!

1
2
3
4
5
6

Regional

O serviço Regional assegura o transporte de passageiros entre todas as estações e apeadeiros com serviço comercial da Linha da Beira Baixa nos troços abertos à exploração.
Até Julho de 2011 os regionais entre Castelo Branco e a Covilhã eram efectuados por automotoras a diesel Allan série 0350, quando foram substituídas pelas automotoras eléctricas da série 2240 que por sua vez já asseguravam os Regionais entre Entroncamento e Castelo Branco.

Algumas fotografias da galeria são da autoria de Fábio Pires e Vitor Gomes, a quem agradeço pela disponibilização!

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13

Comboios de Mercadorias

A Linha da Beira Baixa tem um tráfego moderado de comboio de mercadorias, sendo mais acentuado no troço Entroncamento - Abrantes. Para além do serviço regular de transporte de carvão para a Central Termoeléctrica do Pego, existem outros comboios que têm como destino os ramais do Caima, Celtejo, Patrimart, o terminal de mercadorias do Fundão, as estações com serviço de mercadorias ou outros destinos da Linha do Leste (inclusivamente Espanha) e são assegurados por locomotivas 1400, 1900/30 e 4700 da CP, ou por locomotivas 6000 da Takargo. Em tempos, também se avistava na linha locomotivas da série 1550 e 1960 a fazerem este tipo de comboios.

Agradecimentos a Paulo Almeida por ter disponibilizado a fotografia da dupla de locomotivas 1550 em Castelo Branco, a Fernando Costa pelo envio das fotos da 1560, 1968 e 1911 no terminal do Fundão e um grande agradecimento também a Fábio Pires pela grande quantidade de fotografias que disponibilizou!

1
2
3
4
5
6

Um passado não tão distante...

A seguinte galeria é da autoria de Fernando Costa, a quem agradeço o envio!
Nela pode-se ver algum material fora de circulação actualmente (como as Allan's não renovadas) como também locomotivas à puxarem comboios de passageiros que actualmente puxam mercadorias.
Fotografias de composições memoráveis da década de 90...

1
2
3
4
5
6
7
8

Descarrilamento no Canhoso

A seguinte galeria, também enviada por Fernando Costa - a quem agradeço a sua colaboração! - é uma colecção de fotografias de um descarrilamento de um comboio de mercadorias, entre a Covilhã e Caria, junto ao Canhoso em meados da década de 40.

1
2
3
4